Planejamento
de Aula
Disciplina: Matemática
Professor: Márcia Andréia
Bicalho Peres
Público
alvo: Alunos do 6ª série/7ºano do EF
Conteúdo: Área do triângulo
Duração
das atividades: 2 aulas de 50 minutos
Objetivos:
·
Fixar o conhecimento sobre área de uma região delimitada por
um triângulo.
·
Visualiza no Geogebra que a área do triângulo permanece a
mesma se ele tiver a mesma base e altura, independente do tipo de triângulo, ou
seja, área do triângulo será sempre a medida da Base vezes a altura, dividido
por dois.
Material:
1ª aula: Laboratório de informática,
caderno, régua, lápis, lista de exercício com vários tipos de triângulos,
calculadora.
2ª Aula: sala de aula. Exercícios usando:
régua, lápis, borracha e calculadora.
Desenvolvimento:
Levar os alunos para uma sala de
Informática; pedir os alunos para abrirem o Geogebra, exibir malha
quadriculada; pedir os alunos para marcarem três pontos quaisquer na malha;
fechar o triângulo fazendo os segmentos, usando a ferramenta “segmento definido
por dois pontos”; usar a ferramenta “cm²” do geogebra para ver a área do
triângulo formado. Peça par os alunos, usando anotarem a medida da base e da
altura do triângulo formado por eles, usando a ferramenta “cm”(Distância,
comprimento ou perímetro). Clicar sobre o vértice que foi considerado pelo
aluno como o ponto da altura, com o botão direito e movimentá-lo sobre a reta
paralela ao eixo x, de forma que o triângulo fique parecido com outro, mas
continuará tendo a mesma área.
Levantar questionamentos do tipo:
O que podemos observar sobre a altura,
sobre a base, sobre a área. Será que isto sempre ocorre?
Pedir aos alunos para, em dupla, desenharem
um triângulo qualquer no caderno, medir a base e a altura usando a régua, em
seguida calcular a área do triângulo desenhado. Pedir para pensarem em como
fazer um triângulo diferente, mas que tenha a mesma área da primeira.
Levá-los a perceberem que se fixarmos a
base, movimentando o ponto da altura, mesmo que modifique o triângulo ele terá
a mesma área.
Avaliação: Será processual, analisando todos os momentos da
aula, participação, interesse e empenho dos alunos em realizar a atividade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário