segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

ÁREA DO TRIÂNGULO - EXPLORANDO O GEOGEBRA

Planejamento de Aula
Disciplina: Matemática
Professor: Márcia Andréia Bicalho Peres
Público alvo: Alunos do 6ª série/7ºano do EF
Conteúdo: Área do triângulo
Duração das atividades: 2 aulas de 50 minutos
Objetivos:
·        Fixar o conhecimento sobre área de uma região delimitada por um triângulo.
·        Visualiza no Geogebra que a área do triângulo permanece a mesma se ele tiver a mesma base e altura, independente do tipo de triângulo, ou seja, área do triângulo será sempre a medida da Base vezes a altura, dividido por dois.
 Material:
1ª aula: Laboratório de informática, caderno, régua, lápis, lista de exercício com vários tipos de triângulos, calculadora.
2ª Aula: sala de aula. Exercícios usando: régua, lápis, borracha e calculadora.
Desenvolvimento:
Levar os alunos para uma sala de Informática; pedir os alunos para abrirem o Geogebra, exibir malha quadriculada; pedir os alunos para marcarem três pontos quaisquer na malha; fechar o triângulo fazendo os segmentos, usando a ferramenta “segmento definido por dois pontos”; usar a ferramenta “cm²” do geogebra para ver a área do triângulo formado. Peça par os alunos, usando anotarem a medida da base e da altura do triângulo formado por eles, usando a ferramenta “cm”(Distância, comprimento ou perímetro). Clicar sobre o vértice que foi considerado pelo aluno como o ponto da altura, com o botão direito e movimentá-lo sobre a reta paralela ao eixo x, de forma que o triângulo fique parecido com outro, mas continuará tendo a mesma área.
Levantar questionamentos do tipo:
O que podemos observar sobre a altura, sobre a base, sobre a área. Será que isto sempre ocorre?
Pedir aos alunos para, em dupla, desenharem um triângulo qualquer no caderno, medir a base e a altura usando a régua, em seguida calcular a área do triângulo desenhado. Pedir para pensarem em como fazer um triângulo diferente, mas que tenha a mesma área da primeira.
Levá-los a perceberem que se fixarmos a base, movimentando o ponto da altura, mesmo que modifique o triângulo ele terá a mesma área.


Avaliação: Será processual, analisando todos os momentos da aula, participação, interesse e empenho dos alunos em realizar a atividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário