1) Planejamento da aula
Título: Frações
equivalentes
Endereço do objeto
educacional: http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/10471/Fra%c3%a7%c3%b5es_Equivalentes.swf?sequence=1
Nível de Ensino: EF
séries iniciais (4ª série/5º ano)
Objetivo: Verificar a
aprendizagem dos alunos com relação à frações equivalentes trabalhadas
anteriormente em aula, de forma geométrica, com a finalidade de introdução de
adição/subtração de frações com denominadores diferentes.
Objetivo específico:
Espera-se que desta forma, ao introduzirmos a adição/subtração de frações com
denominadores diferentes, haja a compreensão de que o que fazemos é substituir
uma fração pela sua equivalente de forma que ao final todas tenham
denominadores iguais (Denominador comum) para podermos adicionar os
numeradores.
Pré-requisito: O aluno
precisa ter compreendido que uma fração é o quociente, ou seja, a divisão entre
dois números naturais, que representam uma quantidade e que pode ser escrita em
forma de número decimal, através do uso da calculadora e do algoritmo da
divisão.
Procedimentos:
·
Solicitar que os alunos tragam calculadora para o dia marcado para esta
aula no LI;
·
Trabalhar em duplas;
·
Cada dupla deverá levar um caderno, um lápis, uma borracha e uma
calculadora.
·
Orientá-los quanto ao jogo que será aberto (Jogo de memória); como
deverá proceder cada dupla, sendo que os dois trabalharão em parceria: primeiro
um fica no computador e o outro fazendo os cálculos e orientando o colega
quanto à qual fração é equivalente a outra, de forma que o colega encontre os
pares, em seguida, um fica no computador e o outro nos cálculos.
·
Escrever o endereço do Objeto educacional no quadro do LI e deixá-los
trabalhar, sempre monitorando as duplas, gerenciando a aula.
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