segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Curso: Materiais Virtuais Interativos para o ensino da matemática na Educação Básica - FRAÇÕES

1) Planejamento da aula
Título: Frações equivalentes
Endereço do objeto educacional:                 http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/10471/Fra%c3%a7%c3%b5es_Equivalentes.swf?sequence=1
Nível de Ensino: EF séries iniciais (4ª série/5º ano)
Objetivo: Verificar a aprendizagem dos alunos com relação à frações equivalentes trabalhadas anteriormente em aula, de forma geométrica, com a finalidade de introdução de adição/subtração de frações com denominadores diferentes.
Objetivo específico: Espera-se que desta forma, ao introduzirmos a adição/subtração de frações com denominadores diferentes, haja a compreensão de que o que fazemos é substituir uma fração pela sua equivalente de forma que ao final todas tenham denominadores iguais (Denominador comum) para podermos adicionar os numeradores.
Pré-requisito: O aluno precisa ter compreendido que uma fração é o quociente, ou seja, a divisão entre dois números naturais, que representam uma quantidade e que pode ser escrita em forma de número decimal, através do uso da calculadora e do algoritmo da divisão.
Procedimentos:
·        Solicitar que os alunos tragam calculadora para o dia marcado para esta aula no LI;
·        Trabalhar em duplas;
·        Cada dupla deverá levar um caderno, um lápis, uma borracha e uma calculadora.
·        Orientá-los quanto ao jogo que será aberto (Jogo de memória); como deverá proceder cada dupla, sendo que os dois trabalharão em parceria: primeiro um fica no computador e o outro fazendo os cálculos e orientando o colega quanto à qual fração é equivalente a outra, de forma que o colega encontre os pares, em seguida, um fica no computador e o outro nos cálculos.

·        Escrever o endereço do Objeto educacional no quadro do LI e deixá-los trabalhar, sempre monitorando as duplas, gerenciando a aula.

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